Bem Vindo/a a Moitas Venda

Comunidade de Moitas Venda no distrito de Alcanena
Data/Hora: domingo mar 01, 2026 7:41 am

O Fuso Horário do Fórum é UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Quem deve tomar conta das obras do salão polivalente e verbas angariadas ?
A comissão de festas deve entregar sempre o dinheiro à comissão do salão. 42%  42%  [ 5 ]
Ambas as comissões deviam responder perante a junta de freguesia sendo esta juíza das situações. 0%  0%  [ 0 ]
Devia ser a junta de freguesia a tomar conta das obras do salão. 8%  8%  [ 1 ]
A comissão de festas pode decidir se quer entregar o dinheiro à comissão do salão ou directamente a quem faz a obra. 17%  17%  [ 2 ]
A comissão do salão tem e deve de ser soberana na decisão do uso e administração do dinheiro sendo esta a quem cabe toda a responsabilidade. 25%  25%  [ 3 ]
Não interessa quem administra o dinheiro. Interessa é que se façam as obras. 8%  8%  [ 1 ]
Total de votos: 12
Autor Mensagem
Mensagem não lidaEnviado: sábado nov 13, 2010 5:41 pm 
Desligado
Administrador - MvNeT

Registado: domingo fev 15, 2009 1:00 pm
Apanhei esta noticia algures na internet sobre o estado das obras no salão polivalente de Moitas Venda.
Não sei ao certo o que se passa mas aqui fica o que li e que me deixa curioso.
Citar:
Está eminente a paragem da remodelação do telhado do Salão de Moitas, Segundo a reunião de hoje dia 12/10, as comissões de Festas dos anos de 2008, 2009 e 2010, não querem entregar a parte do dinheiro apurado na realização dos festejos e atribuído ao salão.

Segundo eles, membros das Comissões, querem fazer o pagamento directamente ao empreiteiro, o que não tem cabimento.
Apesar de o telhado já estar no recinto perto do salão, provavelmente não chegará tão depresa ao seu destino.

Teremos de fechar o recinto pois não tem condições para qualquer actividade. O que irá prejudicar por exemplo a próxima comissão de festas de 2011, a utilização da cozinha por exemplo.

Espero que esta situação se resolva o mais rapidamente possível, pois é uma vergonha haver pessoas que tenham atitudes destas.
Segundo a noticia presumo que uma parte (membros das Comissões) pretende executar as obras pagando directamente ao empreiteiro enquanto outras pessoas então em desacordo.

Gostaria de iniciar aqui uma votação sobre o assunto onde poderão votar de forma anónima se desejarem mas que para tal dava jeito saber mais um pouco sobre a situação para que eu possa elaborar as opções da votação.

Aqui ficam algumas perguntas:

- Qual o motivo do desacordo em pagar directamente ao empreiteiro ?
- Quais as vantagens e desvantagens em pagar directamente ao empreiteiro ?
- Quais são as alternativas viáveis ?
- E a quem é que compete a decisão completa ?

Aqui ficam outros tópicos de relevo sobre a angariação de fundos para o salão.

- Almoço para angariação de fundos
- Segundo almoço para angariação de fundos
- Terceiro Almoço para substituição da cobertura do salão polivalente

Salão Polivalente de Moitas Venda

Enciclopédia:

É difícil libertar uma mente ao fim de determinados anos, quando esta já está demasiado doutrinada a pensar como escrava de um sistema ou ideia que lhe foi manipuladamente imposta. A mente tem dificuldade em aceitar e lutará contra a mudança por mais real, verídica e útil que esta seja.

Mensagem não lidaEnviado: sábado nov 13, 2010 6:09 pm 
Desligado

Registado: domingo abr 04, 2010 8:11 pm
Ola! Gostava de saber mais alguma coisa sobre o que se passa com a remodelacao do salao!!!

Mensagem não lidaEnviado: sábado nov 13, 2010 7:26 pm 
Desligado
MvNeT

Registado: sábado mai 16, 2009 8:17 pm
Pelo que julgo saber o que se passa é o seguinte. Foi amealhado pelas ultimas 3 comissões de festas cerca de 20000 euros. Estas comissões não querem entregar o dinheiro á Comissão organizadora do salão por não confiarem na mesma. Querem dar o dinheiro para o telhado mas directamente ao empreiteiro que realiza as obras. Ora a Comissão do salão não aceita isto pois são eles que tem a responsabilidade sobre o salão e não a Comissão de festas. O dinheiro que ao que parece foi prometido para o salão esta a ser agora retido.

Nenhumas das partes está disposta a ceder e o telhado que já se encontra nas Moitas, corre o risco de não ser montado.

Mais uma vez questões pessoais, politiquices, desconfiaças e teimosias são postas em primeiro lugar.

Gostaria de saber se o dinheiro que foi prometido para a igreja também foi retido por falta de confiança no Padre...

Pessoalmente penso que o problema podia ser facilmente ultrapassado e quanto a mim ambas as partes são culpadas, parece que a disputa é mesmo quem é que fica com os louros da substituíção do telhado. Enfim... É esta a gente que temos...

Mensagem não lidaEnviado: domingo nov 14, 2010 1:20 pm 
Desligado
MvNeT

Registado: domingo mai 17, 2009 1:07 pm
Olá Caros Moitenses. :D

Começo esta minha intervenção, saudando todos aqueles que no passado recente desempenharam um papel importante em prol desta terra, que todos nos devíamos orgulhar de pertencer.

Onde estás tu velho Ti Zé Jorge? Onde estás saudoso Chavinha que adoravas fazer teatros e marchas? E o nosso Manuel Jorge conhecido pelo nosso povo por Manel dos serrotes ainda presente entre nós, e que tem dedicado parte da sua vida a escrever e a recolher testemunhos importantes de gerações que por aqui viveram?
E o nosso conterrâneo Zé Alberto? Depois de vir imigrado do Canadá, dedicou parte da sua vida a este Salão.

Muitos outros trocavam tempo à sua vida privada e pessoal para se dedicarem a obras desta terra. Onde estão esses homens que desbravaram com enxadas e picaretas a estrada de St Marta sem qualquer dos meios mecânicos que hoje existem?

Louros??? Mas que louros??

Os louros não se adquirem desta forma leviana. A história encarregar-se-á de valorizar aqueles que na realidade merecem ser destacados.

Muitos outros deixaram verdadeiros testemunhos de voluntariado em acções, obras que dificilmente o povo esquecerá.

Joaquim Baptista e seu irmão Manuel Baptista, que pelo facto de serem republicanos e se ter instalado um regime ditatorial, acabaram por ficar esquecidos.

Foram eles que fundaram a Freguesia de Moitas Venda e Casais Robustos. Construíram uma escola para rapazes e raparigas com moradia anexada para a respectiva professora. Construíram o poço do povo que na altura todos se serviam, etc. etc.…

Muitos mais poderiam ser mencionados e a lista seria extensa. Quem ajudou a construir a casa paroquial? E o Salão Polivalente? Quem criou o Clube Recreativo e Desportivo de Stª Marta de Moitas Venda? Bem… quem o criou, hoje certamente sentiria mágoa ao presenciar o destino a que foi dotado.

Todos eles deixaram obra sem se preocuparem com os louros. Pareceu-me ser essa a causa da disputa?

Aproveitando as obras de remodelação do telhado, achou a presente Comissão do Salão, de acordo com a Junta de Freguesia, valorizar o espaço existente como logradouro até à extrema do terreno, ou seja adicionar à cobertura mais alguns metros quadrados, mesmo ficando inacabados, para que futuramente seja projectada a substituição das instalações sanitárias, que se encontram desactualizadas e bastante degradadas. Para isso entendeu-se abrir um acesso do lado poente do Salão, para facilitar esse procedimento. É evidente, estando a contar com as verbas disponíveis que são do povo.

Infelizmente assisti a essa reunião e posso vos dizer que não resisto à imagem com que fiquei, pois é a mesma que diariamente presencio no Jardim-escola que ladeia a minha casa e que avisto da janela do meu quarto. Bem, em abono da verdade as crianças até se comportam melhor. Nunca presenciei a cenas tão néscias, que quase roçam o ridiculo.

Alguns membros das Comissões de Festas dos anos referidos a 2008, 2009 e 2010 só entregam o valor angariado ao empreiteiro da obra. Fez-me lembrar o saudoso grande comunicador Fernando Pessa. E esta, hein...

Será que fizeram o mesmo ao Padre aquando da substituição do telhado da Igreja matriz?

Como se fossem as Comissões de Festas os responsáveis pelos orçamentos e tivessem negociado a adjudicação da obra ou simplesmente trabalhassem na manutenção e limpeza das instalações.

Ninguém lhes tira o mérito do trabalho que as festas exigem, mas esse foi sempre o dever de muitos que ao longo de vários anos desempenharam o mesmo papel, alguns até repetidas vezes.

Uma Comissão de Festas deve terminar a sua responsabilidade a partir do momento em que apresente as contas e entregue o valor ás entidades a que se propôs ajudar, sem interferir ou colidir com as colectividades ou entidades premiadas. Foi sempre este o procedimento das várias Comissões de Festas que por esta terra passaram.

Por parte das Comissões de Festas supracitadas, nunca surgiu qualquer justificação para esta atitude, desacreditando neste acto, todos os elementos da Comissão do Salão, que se sentiram injuriados na sua honra e dignidade.

Por várias vezes e por vários elementos da Comissão, a questão foi levantada publicamente sobre essa falta de confiança, mas ninguém dos representantes presentes teve a coragem de assumir ou apontar qualquer argumento válido onde baseasse essa postura.

Perante este episodio, e, estando as obras a decorrer, A presente Comissão do Salão, após a reunião, concluiu elaborar um comunicado à população que aqui transcrevo.

Que haja bairrismo, que reine a paz, a amizade e respeito uns pelos outros.

VIVA ÀS MOITAS, VIVAM OS MOITENSES

Imagem

Mensagem não lidaEnviado: domingo nov 14, 2010 3:27 pm 
Citar:
Alguns membros das Comissões de Festas dos anos referidos a 2008, 2009 e 2010 só entregam o valor angariado ao empreiteiro da obra. Fez-me lembrar o saudoso grande comunicador Fernando Pessa. E esta, hein...
quem são estes membros ? qual a justificação que dão para se recusarem a entregar a verba à comissão de festas ? será a procura dos louros ou algo diferente ? é importante saber-se a justificação para tal recusa ou desconfiança.

vergonhoso. num lado temos os amigos do ócio e no outro os amigos do protagonismo.

Mensagem não lidaEnviado: segunda nov 15, 2010 8:08 am 
Desligado
MvNeT

Olá :)

Pelo que me pude aperceber, os montantes angariados nos três anos consecutivos nas festas, foram todos depositados na numa só conta criada em 2008, pela comissão responsável desse mesmo ano, sendo esses os que fazem fé perante a entidade bancária e por consequência, senhorios das decisões.

Os restantes festeiros de outras Comissões, estejam ou não de acordo, estão reféns de quem neste momento detêm a posse do referido montante.

Sei que há festeiros das três Comissões que, não foram ouvidos ou simplesmente ignorados, e alguns deles nem compareceram na reunião convocada pelos membros da Comissão do Salão, por discordarem das decisões tomadas por alguns festeiros.

É um episódio triste que mancha a nossa comunidade, vai acarrear repercussões e gerar antecedentes a futuras Comissões, predispostas a continuar com o evento anual mais importante da terra.

Também é triste saber que alguns dos membros das referidas Comissões de festas que em reunião antecipada nesta tomada de decisão, tiveram supostamente o apoio do pároco desta paróquia, tendo este dado cobertura ao encontro no Salão Paroquial.

Será que há algo ou alguém que influiu na deliberação deste malogrado desfecho? Deixo aqui a pergunta no ar...

Vamos aguardar futuros acontecimentos.

Seria muito triste assistir novamente ao debate deste assunto em Assembleia de Freguesia, com as consequências que todos devem já imaginar.

Deixo aqui um apelo à concórdia e bom senso de todos, para que em conjunto cheguem rapidamente a um acordo.

Abraço

Mensagem não lidaEnviado: segunda nov 15, 2010 9:13 pm 
Desligado
Wireless AP

Registado: quinta jul 02, 2009 9:35 am
Olá a todos.

O meu marido António Lourenço pertence à Comissão de festas do ano de 2010, e não foi sequer convidado nem informado das decisões que foram tomadas nessa reunião.

Em nome dele posso aqui confirmar que ele está em desacordo com a polémica levantada sobre a não entrega do montante angariado nas festas.

Por isso é preciso que se entenda que nem todos os festeiros são responsáveis por tudo o que se tem passado. Além de mim ainda há mais festeiros referentes às Comissões referidas, que também não estão de acordo.

Os festeiros do nosso ano eram conhecedores de todos os contactos de telefone e nem todos foram contactados para a dita reunião.

Elsa.

Uma casa ao seu dispôr 916579580

Mensagem não lidaEnviado: sexta nov 19, 2010 3:05 am 
Desligado
Administrador - MvNeT

Corrijam-me em algum ponto que eu possa estar errado pois baseio-me no que vou lendo e pouco conheço de como funciona todo este processo das comissões. Pelo que vejo aqui contado concluo que o caso se resuma ao seguinte:

1: A comissão do salão polivalente é a que sempre foi responsável pela manutenção do salão.
2: O acordo de entrega de verbas pelas comissões de festas (festeiros) à comissão do salão é um acordo tácito e verbal que se baseia em na confiança de ambas as partes em ambas as partes.
3: Alguns membros da comissão de festas de 2010; nomeadamente os que são legalmente responsáveis pelas verbas acumuladas na conta bancária de sua responsabilidade não querem entregar dinheiro à comissão do salão como sempre se tem feito ao longo da história e eventos realizados pelas comissões.
4: Parte da comissão de festas de 2010 está dividia por discordar da decisão dos seus colegas festeiros que detém poder sobre a conta bancária onde se encontra o dinheiro. Uma parte defende que deve ser entregue e a outra parte prefere entregar o dinheiro directamente ao empreiteiro que fará remodelação. Alguns membros da comissão de festas nem foram convidados para a reunião por concordarem com a entrega do dinheiro à comissão do salão.

No entanto ainda ficam algumas perguntas no ar para se tentar perceber o porquê desta recusa.
Citar:
- Qual o motivo do desacordo em pagar directamente ao empreiteiro ?
- Quais as vantagens e desvantagens em pagar directamente ao empreiteiro ?
Citar:
quem são estes membros ? qual a justificação que dão para se recusarem a entregar a verba à comissão de festas ? será a procura dos louros ou algo diferente ? é importante saber-se a justificação para tal recusa ou desconfiança.
É possível que alguns membros da comunidade da terra que residam no estrangeiro (a quem foi dedicado aquele mural existente na rua 5 de Outubro); tenham doado ou ajudado economicamente ou de alguma outra forma contribuído para a remodelação do salão e como tal é justo que estejam a par dos porquês da situação.

É também importante perceber as vantagens e desvantagens de toda esta situação e quem ganha ou perde com tudo isto.
No meu ponto de vista TÉCNICO seja em qualquer situação eu diria que se deve optar pela forma mais económica de fazer as coisas e neste caso tendo em conta quem é que beneficiará do método que se espera que seja a comunidade/população em geral e não um grupo.

Talvez de futuro se tenha de criar um acordo legal sobre a administração destas verbas a fim de evitar situações destas. É também imperativo que todas as partes tenham consciência que este problema está a abrir um precedente que sem dúvida terá impacto no futuro dos eventos e festejos da localidade.

Esta situação quer seja por motivos pessoais, orgulho ou teimosia seja de que parte for; ficará na história de Moitas Venda de forma negativa e se existiu alguém à procura dos louros; neste momento já tem uma coroa de espinhos para recordar mais tarde.
Por vezes temos que por situações pessoais para trás das costas em prol de um bem e beneficência maior pois se assim não fosse; nem este projecto que me dispus a fazer existia quando fui acusado (projectos paralelos) de querer roubar protagonismo a outros e desmoralizado por um conterrâneo infelizmente bem conhecido na terra.

Decisões com impacto comunitário nunca deverão ser feitas a nível de resultados pessoais.

Tanto quanto sei, existem membros destas comissões presentes no fórum e tenho a certeza que de forma ordenada e cívica nos poderão esclarecer dos detalhes que aqui se falam assim como as perguntas que ainda estão no ar e outras perguntas que possam ainda surgir. Penso também que é importante que se saiba que certos membros da comissão de festas de 2010 não se incluem neste problema e que merecem ter o seu nome limpo.
Citar:
Olá a todos.

O meu marido António Lourenço pertence à Comissão de festas do ano de 2010, e não foi sequer convidado nem informado das decisões que foram tomadas nessa reunião.

Em nome dele posso aqui confirmar que ele está em desacordo com a polémica levantada sobre a não entrega do montante angariado nas festas...
Elsa.
Em democracia tudo se resolve. E porque não uma votação/reunião entre todos os membros da comissão de festas de 2010 ?

É difícil libertar uma mente ao fim de determinados anos, quando esta já está demasiado doutrinada a pensar como escrava de um sistema ou ideia que lhe foi manipuladamente imposta. A mente tem dificuldade em aceitar e lutará contra a mudança por mais real, verídica e útil que esta seja.

Mensagem não lidaEnviado: sexta nov 19, 2010 7:21 am 
Desligado
MvNeT

Olá

O mais triste desta novela… é que, os causadores e responsabilizáveis desta polémica, além de politizar a entrega das referidas verbas, também aproveitam vingar-se de contendas pessoais e antigas para com os membros da Junta de Freguesia. Inadmissível…

A Comissão do Salão é um órgão independente, apesar de haver uma certa lógica em trabalhar conjuntamente com a Junta de Freguesia.

É evidente que esta conduta errada está a prejudicar a terra e a população, criando ódios e desavenças entre as famílias Moitenses. Sou testemunha do que afirmo.

O mal está feito e ficará gravado na memória de muitos, pelas piores razões.

Só nos resta aguardar o desfecho deste amargo episódio e conferir até onde vai a teimosia desta gente.

Por aquilo que me foi informado, a Comissão do Salão vai proceder ao recomeço desta obra, correndo o risco de empenhar a sua palavra para com o empreiteiro e fornecedores de material.

Posso acrescentar que há uma serie de factores que estão a condicionar a sua suspensão.

1º - O Rancho organiza os seus ensaios no Salão, apesar de haver elementos na direcção, que sem prévia ponderação, estão integrados neste imbróglio, causado pela recusa na entrega do montante.

2º - A 3ª idade utiliza o Salão para exercícios de ginástica. Será que merecem ser abandonados?

3ª – Caso a paralisação aconteça, a monitora de ginástica vai para o desemprego. O erário público, não se compadece em época de crise, manter um funcionário sem exercer as suas funções.

4ª – O fornecedor da cobertura, além dos prejuízos já causados pela alterações que foi forçado a praticar, poderá exigir um acréscimo no seu custo, com a morosidade do pagamento.

5º - Há compromissos aprontados pela Comissão do Salão para a Festa do dia 8 de Dezembro.

Enfim… a ingenuidade e ignorância de alguns a gravar profundas marcas nos destinos desta terra…

Abraços.

Mensagem não lidaEnviado: domingo nov 21, 2010 2:03 pm 
Desligado
Administrador - MvNeT

Citar:
Está eminente a paragem da remodelação do telhado do Salão de Moitas, Segundo a reunião de hoje dia 12/10, as comissões de Festas dos anos de 2008, 2009 e 2010, não querem entregar a parte do dinheiro apurado na realização dos festejos e atribuído ao salão.

Segundo eles, membros das Comissões, querem fazer o pagamento directamente ao empreiteiro, o que não tem cabimento.
Apesar de o telhado já estar no recinto perto do salão, provavelmente não chegará tão depresa ao seu destino.

Teremos de fechar o recinto pois não tem condições para qualquer actividade. O que irá prejudicar por exemplo a próxima comissão de festas de 2011, a utilização da cozinha por exemplo.

Espero que esta situação se resolva o mais rapidamente possível, pois é uma vergonha haver pessoas que tenham atitudes destas.
As conclusões que se podem tirar até ao momento são:

1: A comissão do salão polivalente é a que sempre foi responsável pela manutenção do salão.
2: O acordo de entrega de verbas pelas comissões de festas (festeiros) à comissão do salão é um acordo tácito e verbal que se baseia em na confiança de ambas as partes em ambas as partes.
3: Alguns membros da comissão de festas de 2010; nomeadamente os que são legalmente responsáveis pelas verbas acumuladas na conta bancária de sua responsabilidade não querem entregar dinheiro à comissão do salão como sempre se tem feito ao longo da história e eventos realizados pelas comissões.
4: Parte da comissão de festas de 2010 está dividia por discordar da decisão dos seus colegas festeiros que detém poder sobre a conta bancária onde se encontra o dinheiro. Uma parte defende que deve ser entregue e a outra parte prefere entregar o dinheiro directamente ao empreiteiro que fará remodelação. Alguns membros da comissão de festas nem foram convidados para a reunião por concordarem com a entrega do dinheiro à comissão do salão.

Todo caso decorre aqui em chama acesa. O voto é anónimo para quem deseja.

Mensagem não lidaEnviado: domingo nov 21, 2010 2:20 pm 
Desligado
Administrador - MvNeT

Está iniciada aqui uma votação sobre Quem deve tomar conta das obras do salão polivalente.

Quem desejar votar sem comentar não será identificado ficando o voto em anonimato.

Mensagem não lidaEnviado: domingo nov 21, 2010 5:33 pm 
Desligado

Registado: sexta out 09, 2009 2:43 am
boas!,
sou algo novato, pois só tenho 20 anos, mas tenho noção de muitas coisas que passam por la, e mais a mais neste ponto do telhado e assim
acho que já era sem tempo de se arranjar aquilo, mas pronto não sou eu que mando
existe sempre alguma politica porque os das festas não querem entregar o dinheiro ao salão, digamos como cidadão das moitas, já la vivo a 10 anos, vejo que , dar dinheiro não faz o serviço aparecer, mas sim, falar, dar dinheiro, e aparecer, feito, porque há sempre desculpas, sei que era anónimo mas não tenho medo de dizer que acho bem que não se entregue, pois se a comissão do salão quer dinheiro, sim senhora o dinheiro das festas desses anos ainda existe de certo, então que mandem alguém arranjar que o dinheiro aparecerá para se pagar...

cumps a todos os moitenses...

Mensagem não lidaEnviado: segunda nov 22, 2010 1:31 am 
Desligado

Registado: segunda jul 06, 2009 9:45 pm
Nem mais, concordo com a DanielM !!

Mensagem não lidaEnviado: segunda nov 22, 2010 7:54 am 
Desligado
MvNeT

Boas :D

Só para informar que as obras tiveram de ser suspensas porque o milagre de "o dinheiro aparece" não aconteceu. :(risos):

Bom....Infantilidades à parte... As obras vão continuar, pelos motivos aqui enunciados.

Também se pode atestar neste comunicado.

Imagem

Felizmente há Moitenses, que revoltados com toda esta situação, vão colaborar para que a obra se conclua, ou pelo menos parte do mais importante, A COBERTURA

Façam o favor de serem felizes. :(risos):

Mensagem não lidaEnviado: segunda nov 22, 2010 8:17 am 
Desligado
MvNeT

Citar:
A comissão de festas pode decidir se quer entregar o dinheiro à comissão do salão ou directamente a quem faz a obra.
É muito importante saber sobre as estatisticas desta votação. Assim em futuros eventos tudo ficará escrito e assinado.
Infelizmente a palavra, confiança e o chamado acordo de cavalheiros deixou de existir nesta nossa comunidade. Enfim... mudam-se os tempos... mudam-se a mentalidades :(risos): :(risos):

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

O Fuso Horário do Fórum é UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal